Conciliação da conta Transitória do PDV
A contabilização do fechamento de caixa é feita passando por uma conta transitória, para que seja possível distribuir para cada conta contábil as formas de recebimento.
Abaixo temos um exemplo de fechamento de caixa, onde no retângulo vermelho do lado direito são apresentadas todas as Vendas e Outras Receitas e do lado esquerdo são apresentadas todas as Formas de Recebimento e as Despesas vinculadas ao caixa.
Para movimentar a conta transitória na contabilização, todos os registros do lado direto serão contabilizados a crédito na transitória. E os registros do lado esquerdo serão contabilizados a débito.
No momento da conciliação, o relatório indicado para conferir os valores contabilizados é o Prestação de Contas, que faz parte do grupo de relatórios “Fechamento de Caixa”:
Esse relatório será usado como base para saber quais valores e operações deverão ser contabilizados na conta transitória. Assim será usada a tela de Lançamentos Contábeis conferindo os valores de cada tipo de documentos contabilizado comparando com o que está apresentado no Prestação de Contas.
A melhor maneira de visualizar todos os lançamentos contabilizados que passam pela conta transitória é na tela de lançamentos contábeis, selecionando somente a conta transitória no ícone “Conta Contábil”:
Após efetuar a pesquisa, clique na nomenclatura “Sigla” (conforme imagem abaixo) e arraste para o campo “Arreste um cabeçalho […]”:
Agora, clicando na aba “Sigla”, será possível escolher somente um tipo de documento e ao final da tela, aparecerá a totalização desse documentos:
Selecione a sigla de documento por vez, para que fique mais claro para conciliar:
E o valor desse lote de documento deve bater com o valor do documento no relatório Prestação de Contas:
Segue abaixo legenda de qual tipo de documento no Prestação de Contas equivale à sigla no contábil: