Configurar Balanço Padrão
No Plano de Contas Contábil no cadastro de cada conta tem a opção “Balanço Padrão” que serve para definir quais contas contábeis irão alimentar o balanço.
Em cada conta contábil deve haver um vinculo para cada conta fixa do Balanço Patrimonial, tendo como exemplo a conta cima “Caixa Matriz”, ela foi vinculada ao balanço padrão “Caixa Geral”, isto significa que no relatório do Balanço Patrimonial o saldo da conta “Caixa Matriz” irá compor a conta “Caixa Geral” conforme informado no print abaixo.
Vale ressaltar que as contas que estão descritas em caixa alta são contas Sintéticas e não devem ser vinculadas a uma conta contábil em hipótese alguma, pois, por serem contas sintéticas elas são totalizadoras das contas analíticas, dito isto.
Erros comuns no saldo do Balanço Patrimonial
Um erro muito comum quando há divergência de saldos no Balanço Patrimonial é:
Contas Sintéticas vinculadas: Como dito anteriormente, contas sintéticas são contas totalizadoras das contas analíticas, logo nunca devem ser vinculadas a uma conta no campo Balanço Padrão.
Contas analíticas vinculadas a contas sintéticas no Balanço Padrão: Como no problema anterior, uma conta analítica nunca deve ser vinculada a uma conta sintética (caixa alta) no campo Balanço Padrão.
Contas vinculadas em naturezas erradas: Em alguns casos, a pessoa pode vincular uma conta em uma natureza errada, por exemplo: conta de ativo vinculada a uma conta de passivo, conta de passivo vinculada ao PL e até mesmo uma conta de resultado vinculada a uma conta de ativo ou passivo, em qualquer um destes casos o saldo do Balanço Patrimonial ficará incorreto.