BI (Business Intelligence) é uma ferramenta para monitorar e acompanhar estratégias e demandas que foram planejadas no seu posto e te ajudar na tomada de decisões.
É uma ferramenta bastante interativa, o que garante ao usuário meios de explorar melhor os resultados demonstrados nas telas. Além disso existem outras vantagens, tais como:
Plataforma personalizável;
Criação de KPI’S de acordo com sua necessidade;
Gráficos intuitivos;
Monitoramento de equipe, gastos, lucros e estoque.
Os elementos básicos de visualização que constituem um BI são:
KPI’s (que será melhor detalhado abaixo);
Gráficos;
Tabelas;
Cards.
Os elementos elencados acima são comumente conhecidos como Dashboard.
Em relação a termos técnicos os principais elementos são:
Banco de dados/API ou qualquer outra fonte de dados
ETLS (serve para transferir dados da fonte para dentro do BI)
OLAP (que ajuda no processo de responder mais rapidamente as interações)
Data Mining (a Escolha dos dados que serão colocados na BI)
Visualização.
KPI’S
Key-Performance Indicator: Como o nome diz é um indicador chave de performance, que serve para subsidiar decisões com base nas análises e interpretações dos dados fornecidos por elas. Muito utilizado nas BI, é de suma importância a escolha correta delas, que deve ser baseada em metas e estratégias para melhor usufruto desses elementos.
Existem diversas chaves de performances que podem ser usadas pelos usuários, o que torna necessário criar certas divisões para ajudar na escolha das KPI’s corretas para cada caso. Por exemplo, se o usuário quer atestar se uma meta na área de finanças está apresentando o resultado esperado, ele deve utilizar KPI’s voltadas para esta área, tais como Margem de lucro Líquido.
KPI’s presentes na BI da Quality
É importante ressaltar que foram omitidas KPI’s que já tenham aparecido em lâminas anteriores, ou seja, é possível que por exemplo na lâmina curva ABS tenham as KPI’s de Faturamento, Lucro Operacional e outros. Isto foi feito para não ficar repetitivo.