/
Plano de Contas Contábeis- Inventário

Plano de Contas Contábeis- Inventário

[ Finalidade ] [ Passo a Passo ] [ Informações dos Campos ]

Finalidade

Dentro deste contexto, o Inventário é uma das categorias mais relevantes, pois ele reflete os estoques e mercadorias que impactam diretamente o cálculo de contribuições como PIS e Cofins.

No SPED Contribuições, o inventário deve ser corretamente vinculado ao Plano de Contas Contábeis, pois as contas relacionadas a estoques e mercadorias são utilizadas para apurar os créditos e débitos das contribuições, de acordo com o regime de apuração (cumulativo ou não cumulativo).

Registro 0500 - Plano de Contas Contábeis
Este registro tem como objetivo complementar as instruções de preenchimento para as pessoas jurídicas sujeitas ao regime não cumulativo, bem como para aquelas no regime cumulativo que apuram as contribuições de PIS/Pasep e Cofins pelo regime de competência. A obrigatoriedade de preenchimento do Registro 0500 aplica-se a fatos geradores ocorridos a partir de 01/11/2017, com a entrega sendo exigida até o décimo dia útil do mês de janeiro de 2018.

Passo a Passo

 

Vá em → Administração → Plano de Contas Contábeis

Clique no botão Inserir e preencha os campos da aba dados juntamente com a Contabilidade.

Informações dos Campos

Preenchimento obrigatórios

Código: Neste campo, deve-se informar o código correspondente à conta analítica ou sintética utilizada na Escrituração Contábil da pessoa jurídica.

Nome: Neste campo, deve-se informar o nome da conta analítica ou sintética utilizada na Escrituração Contábil da pessoa jurídica.

Data de Inclusão ou Alteração: Informar a data em que a conta foi incluída ou alterada na Escrituração Contábil da pessoa jurídica.

Tipo: Indica o tipo de conta: S para Sintética (grupo de contas) ou A para Analítica (conta específica).

Nível: Neste campo, informe o nível da conta analítica ou sintética indicada no campo Código. O número correspondente ao nível deve ser crescente, a partir da conta ou grupo de menor detalhamento (como Ativo, Passivo, etc.).

Natureza: Plano de Contas Referenciado da RFB: Campo destinado a informar o código da conta correspondente no Plano de Contas Referenciado publicado pela Receita Federal do Brasil.

CNPJ: Se a conta informada neste registro for referente a um estabelecimento específico da pessoa jurídica, deve-se informar o CNPJ desse estabelecimento ao qual a conta cadastrada se refere.

Este campo deve ser preenchido com uma data que seja igual ou anterior ao período que se deseja apurar no SPED Contribuições.

 

Em seguida, acesse a aba → CFOP e vincule os CFOPs que serão movimentados ao Plano de Contas cadastrado. Após isso, clique em Salvar.

 

Após o Vínculo do CFOP’s vá na aba -> Inventário e vincule os produtos relevantes a essa Conta Contábil.

 

Após concluir os passos acima para todos os Planos de Contas, incluindo seus respectivos CFOPs e Inventário, o SPED Contribuições estará pronto para ser gerado, com a apuração realizada com base no cadastro do Plano de Contas Contábeis.

 

ATENÇÃO

É importante ressaltar que, quando a rede utiliza mais de um plano de contas e remove o plano de uma filial, é necessário eliminar todos os vínculos e configurações associadas ao plano em questão. Caso contrário, pode ocorrer a duplicação de contas durante a geração do inventário para o SPED, pois o sistema não será capaz de identificar corretamente as contas vinculadas a cada filial.

 

Related content

Cadastro de Plano de Conta Contábil (Contábil)
Cadastro de Plano de Conta Contábil (Contábil)
More like this
Configurações de Plano de Conta Contábil (Contábil)
Configurações de Plano de Conta Contábil (Contábil)
More like this
Tabela CST x CSOSN
Tabela CST x CSOSN
Read with this
Configurações de Mapeamento de Operação (Contábil)
Configurações de Mapeamento de Operação (Contábil)
More like this
Gerar SPED Fiscal
Gerar SPED Fiscal
Read with this
Configurações Gerais (Contábil)
Configurações Gerais (Contábil)
More like this