Remessa e Retorno
Cadastro de Conta
No cadastro de contas é onde se definem as configurações dos boletos, parametrizando os dados necessários para a sua geração, como agência, conta, banco, entre outros.
Observação: é muito importante ao configurar a conta para gerar boletos, fazer uma homologação dos boletos e a remessa, junto ao banco.
Geração de Boletos
Para gerar os boletos, basta selecionar a Duplicata em Financeiro > Contas a Receber > Título > Duplicatas que deseja gerar o boleto, e clicar em Visualizar > Boleto.
OBS: Quando utilizando API, caso ocorra inconsistência ao gerar o boleto, sendo o boleto registrado no banco e o sistema não receba o retorno deste registro, o NOSSO NÚMERO gerado no banco deve ser inserido no sistema via DBA para que ao gerar o boleto novamente o sistema recupere o boleto da API.
Geração de Remessa
Para fazer a geração da remessa, basta entrar na aba Remessa – Retorno, selecionar os boletos que deseja gerar a remessa e clicar em remessa.
Importação do Retorno
Para fazer a importação do Retorno do Boleto, basta gravar o arquivo de retorno na pasta que foi configurada no cadastro de contas.
O sistema já fica lendo automaticamente, porém se for necessário forçar a leitura, basta entrar na tela de títulos a receber na aba Remessa – Retorno, e clicar no botão ler retorno.
Navegação da tela de Remessa e Retorno
A flag Sempre Carregar Detalhe é validada apenas durante a navegação por teclado. Quando ativada e o foco é direcionado para uma linha da grid, a atualização da grid de duplicatas ocorre conforme a linha de remessa. Se a flag não estiver marcada, a atualização é interrompida. Já na navegação por mouse, a atualização da grid é feita sem considerar o estado da flag.